Título: Contribuições para a Análise dos Trajetos de Aprendizagem dos Estudantes com o suporte de Mineração de Processos Educacionais
Palestrante: Edson Pinheiro Pimentel (CMCC-UFABC)
Data e local: Quarta, 13 de julho de 2022 às 16:00, Campus Santo André, Bloco A, sala S-204-0
Resumo: Na Educação Mediada por Tecnologias o professor normalmente organiza a sequência do curso, conteúdos e atividades, de acordo com suas estratégias didático-pedagógicas e espera que essa organização guie cada estudante no seu processo de aprendizagem no curso. No entanto, a menos que restrições sejam impostas, os estudantes podem optar por seguir caminhos diferentes daqueles indicados na organização do material. Conhecer os trajetos de aprendizagem seguidos pelos estudantes é importante para que o professor possa analisar os resultados de aprendizagem e a eficácia, tanto da abordagem didático-pedagógica quanto da organização dos materiais do curso. De fato, diversos ambientes virtuais de aprendizagem armazenam a interação dos estudantes com os materiais dos cursos por meio de log de eventos. Com o apoio de métodos de Mineração de Processos (MP) esses dados podem revelar a trajetória de aprendizagem a partir de informações históricas e de modelos de fluxos das ações realizadas. Aplicada sobre dados educacionais a MP é chamada de Mineração de Processos Educacionais (MPE). Este seminário tem por objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa conduzida pelo doutorando Eduardo Machado Real (UFABC) que busca propor um modelo de aplicação da Mineração de Processos Educacionais que facilite, ao professor, identificar e analisar trajetos de aprendizagem dos estudantes no e-learning. A expectativa é que os resultados dessas análises sejam utilizados pelo professor para fazer intervenções de modo a melhorar os comportamentos e resultados de aprendizagem dos estudantes.