Título: Longevidade das Colaborações Acadêmicas: Um algoritmo rápido para calcular combinações em coautoria
Palestrante: Andreia dos Santos Gusmão (Doutoranda em Ciência da Computação – UFABC)
Data e local: Quarta, 06 de julho de 2022 às 16:00, Campus Santo André, Bloco A, sala S-204-0
Resumo: A colaboração acadêmica é parte essencial na atuação profissional de um acadêmico. Grandes descobertas acadêmicas foram apenas possíveis de serem executadas com a participação de diferentes percepções ou olhares.
Diferentes trabalhos têm estudado a colaboração acadêmica e como esta evolui com o crescimento científico. O maior foco das pesquisas foi dado ao estudo da colaboração à partir das publicações, isto é, caracteriza a área ou o pesquisador a partir das produções indexadas em uma base de dados.
Neste contexto, pouca atenção foi orientada ao estudo do tempo de colaboração entre pesquisadores e ao tamanho do grupo de pesquisadores. Como é a colaboração de um pesquisador ao longo dos anos? No caminhar científico como os colaboradores tem interagido com o pesquisador? Com qual frequência?
Baseadas na sua informação curricular, o presente trabalho propõe um algoritmo para calcular todos os conjuntos em coautoria que permitam analisar o comportamento das colaborações em coautoria centradas em indivíduos. Através do algoritmo apresentado, é possível identificar e visualizar a longevidade (tempo) e o tamanho da coautoria (número de pesquisadores) para as diversas bases de pesquisadores, possibilitando a análise dos caminhares dos pesquisadores de acordo com diferentes formas de agrupamento, tais como: idade acadêmica, áreas do conhecimento, instituições e internacionalização.
Analisar os diferentes agrupamentos de colaboração apresenta um desafio computacional extremamente desafiador dado que o tempo computacional esperado para estimar é exponencial.