Na UFABC, o ano letivo é dividido em três quadrimestres, sendo que cada quadrimestre compreende 12 semanas de atividades. Em consonância com as normas internas do Programa, e o regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu, cada unidade de crédito corresponde a 12 (doze) horas de atividades programadas, compreendendo aulas, seminários, trabalhos de laboratório ou de campo, estudos individuais e redação da dissertação ou tese.
No curso de mestrado, para garantir uma formação básica em ensino e pesquisa em computação, o aluno deverá cursar um conjunto mínimo de disciplinas obrigatórias, a saber:
- Análise de algoritmos e estrutura de dados (12 créditos).
Justificativa: A grande maioria de cursos de graduação em computação e áreas afins (engenharia de computação, informática, processamento de dados, sistemas de informação) contém ao menos uma disciplina relacionada a algoritmos e estrutura de dados. Dessa maneira, essa disciplina é de grande importância para a formação de docentes em computação, pois propicia um nivelamento em uma disciplina importante do currículo de computação e também para o aprofundamento em tópicos que poderão ser úteis durante a fase de implementação dos projetos de dissertação e tese. - Metodologia de pesquisa em ciência da computação (12 créditos).
Justificativa: Essa disciplina visa introduzir ao aluno à prática de pesquisa em ciência da computação, com ênfase à preparação de um trabalho de pesquisa em ciência da computação, tornando-o apto a desenvolver e avaliar sua pesquisa de pós-graduação, apresentando-o às especificidades e exigências da área e aprimorar seu senso crítico para a pesquisa. - Seminários em Computação (2 créditos)
Justificativa: As atividades de seminário ocupam um lugar de destaque na maioria dos centros universitários e programas de pós-graduação. É uma das ocasiões mais importantes em que novas ideias são apresentadas e discutidas com alunos, docentes e pesquisadores. O objetivo é propiciar ao aluno um contato com temas atuais de pesquisa, além da troca de experiências com pesquisadores experientes.
Além das disciplinas obrigatórias, são necessários mais 48 créditos em disciplinas eletivas O restante dos créditos poderá ser cursado nas demais disciplinas eletivas do curso:
Disciplinas gerais (12 créditos cada)
- Estudo dirigido
- Fundamentos de Matemática para a Computação
Disciplinas eletivas da área Fundamentos da Computação (12 créditos cada)
- Otimização Combinatória
- Teoria da Computação (obrigatória para o doutorado)
- Teoria dos Grafos
- Inteligência Artificial
- Computação Bioinspirada
- Pensamento Heurístico
Disciplinas eletivas da área Sistemas de Computação (12 créditos cada)
- Arquiteturas de Computadores (obrigatória para o doutorado)
- Sistemas Multi-robóticos
- Sistemas de Banco de Dados
- Engenharia de Software
- Redes de Computadores
- Interação Humano Computador
- Teconologias de Informação e Comunicação para Educação Virtual Interativa
- Sistemas Inteligentes Aplicados à Educação
Disciplinas eletivas da área Computação Científica e Aplicada (12 créditos cada)
- Computação Gráfica
- Visão Computacional e Processamento de Imagens
- Mineração de Dados
- Inteligência na Web e Big Data
- Computação Distribuída
- Programação Paralela e Concorrente
Disciplinas obrigatórias para bolsistas CAPES e UFABC (2 créditos cada)
- Estágio em Docência I e II (é possível solicitar dispensa se houver experiência didática em ensino superior comprovada, conforme esta portaria)
Regras sobre as disciplinas para o curso doutorado podem ser encontrada aqui.